Make your own free website on Tripod.com

Imprimir página

Kiai, é o grito de ataque e defesa utilizado nas Artes Marciais, tem por finalidade:

1ª- Desenvolver uma energia maior no momento de ataque ou defesa;

2ª- Atemorizar o adversário, ou até mesmo paralisá-lo, impedindo assim sua defesa.

- No momento do kiai o abdome se contrai para resistir, se no ocaso de o adversário entrar um golpe.

O Kiai-Jitsu era praticado pelos monges Budistas, que tinha por finalidade curar pacientes, usando recursos terapêuticos na emissão de determinados sons.

O Kiai é utilizado por exemplo: Sempre que contraímos os músculos do abdome para levantarmos um peso, então, emitimos um gruído no momento de maior esforço, estamos praticando uma forma rudimentar de Kiai.

Em primeiro lugar há uma preparação para ação, esta ação é do tipo mental. As duas fases do Kiai são: o Resetamento e o Impulso.

Na fase do Resetamento, consiste da contração dos músculos abdominais e inspiração profunda. Assim o Cérebro prepara o corpo para um surto de energia. A inspiração profunda enriquece a corrente sanguínea de oxigênio indispensável para o nosso organismo.

O Impulso, leva-se em consideração a ação de atirar, levantar, empurrar ou desferir um soco ou chute, enquanto o ar é expirado.

O Kiai tem efeito psicológico, assustando e desconcentrando o adversário, aumentando a coragem e o poder do emitente do Kiai.

Existe um outro tipo de Kiai, é o Kiai mudo, que se conceitua como o mais correto, comente é possível para os que galgaram altas posições na escada do Budo, porque, são dotadas de uma grande elevação espiritual.

Karatê Unaí

www.karateunai.cjb.net

karateunai@bol.com.br